quinta-feira, 21 de abril de 2016

BATMAN V. SUPERMAN: DAWN OF JUSTICE [Especial]

Eu não queria ter de fazer isso, sério. A culpa é de vocês, porque eu disse que não queria ter de fazer isso. O problema é que acenderam o sinal, mesmo eu falando que não era para acender. O assunto estava morto, enterrado e eu fiz isso em sinal de misericórdia. Mas agora que vocês me chamaram, agora que fui desafiado, eu tive que vir.
Pois bem, cá estou eu para falar de Batman v. Superman: Dawn of Justice, no que deve ser o maior post de toda a história do blog e me arrisco a dizer, presente, passado e futuro. O post de hoje faz parte de um especial de três partes entre o que vocês podem chamar de Liga da Justiça dos blogs:

** Essa postagem é de um conjunto de postagens especiais denominado:
*** Batman vs Superman: A Origem da Treta, desde 2016 dividindo opiniões e separando amizades!
**** Acompanhe as outras partes no Interruptedreamer e no Estante da Ale
Para começar esse post preciso dizer que vou dividi-lo em três partes, em um primeiro momento vou falar do roteiro, depois conversaremos sobre a atuação de cada um dos personagens, depois vamos passar pelas cenas, sim terá spoilers, onde eu vou esclarecer eventos e justificar certas atitudes, mostrar easter eggs. Darei a narrativa, enfim vou falar de tudo. Eu verdadeiramente não queria isso, mas vocês me chamaram e eu estou aqui. Então sem mais demora, vamos ao Veredito/Resenha/Pega a Pipoca/ O que quer que minhas amigas de blog chamem de Batman vs. Superman.
“Preocupado com as ações de um super-herói com poderes quase divinos e sem restrições, o formidável e implacável vigilante de Gotham City enfrenta o mais adorado salvador de Metrópolis, enquanto todos se questionam sobre o tipo de herói que o mundo realmente precisa. E com Batman e Superman em guerra um com o outro, surge uma nova ameaça, colocando a humanidade sob um risco maior do que jamais conheceu. ” Fonte: ID

Roteiro: Pois é gente, pra começar esse é um filme difícil, muito difícil mesmo. Tanto que as peças se alinharam na minha cabeça apenas depois de vinte quatro horas. Confesso que no começo eu até me perguntei se o filme era aquilo, afinal um dos maiores pecados dele está numa construção narrativa um pouco confusa. Snyder acredita que uma imagem vale mais que mil palavras, mas qual é tio Zack, as vezes fazer uma linha narrativa onde haja 1001 ou 1002 palavras não é nada mal. Mas conforme o tempo foi passando e a ânsia foi diminuindo eu passei a entender a proposta do diretor e comecei a achar o filme genial, aí na quarta vez que eu fui assistir já estava manjando tudo o que ele queria colocar. (Se acha quatro exagero, melhor eu nem falar que vi 8x)

Mas não vamos cair em digressão, uma vez que o que vocês querem aqui é me ver falar do roteiro, então vamos lá. Inicialmente com o roteiro escrito por David S. Goyer (O Cavaleiro das Trevas) e depois revisado por Chris Terrio (Argo) Batman vs. Superman procura apresentar os eventos sob a perspectiva de Bruce Wayne, tanto que logo no começo fica bem obvia a intenção do filme e na verdade essa é a melhor saída para apresentar um novo personagem a um universo, até aqui sem novidade, já sabíamos que a construção narrativa iria primar pela evolução e eventual mudança do morcego, deixando o Superman meio de lado nesse quesito. No quesito contar história Zack Snyder infelizmente é um cara difícil de se julgar simplesmente porque seu trabalho não é fácil, exige um quê de atenção, precisa que você pense um pouco e use a cabeça para entender o que houve no plano sequência, precisa que você queira matar as charadas, exemplo disso é o fato de ele usar o mesmo recurso que o Frank Miller utilizou na HQ O Cavaleiro das Trevas, onde muitas vezes o noticiário passava informações importantes para o decorrer e entendimento da história e isso infelizmente não agrada a todo o público, a maioria vai pro cinema para não pensar mesmo.
Mas sim, o filme tem defeitos, como qualquer outro, os cortes do plano sequencia são bem confusos, falta um pouco de coesão e o que atrapalha mais ainda é que esse ponto aliado aos arcos paralelos que também pecam na sua continuidade e resolução prejudicam muito o desenvolvimento do filme, de forma que um espectador mais desligado pode acabar por vezes perdendo o entendimento em uma cena que inicialmente começa com um diálogo e se resolve apenas com imagens. Mas fora isso rapidinho é colocado em perspectiva o que ocorrerá no filme e nessa parte enxergamos onde ele queria chegar, um rápido flashback para mostrar a origem do Batman com um marco muito importante para o decorrer da história, depois temos um pré dos eventos do Homem de Aço, com a introdução mais fodastica da galáxia. Dezoito meses antes o mundo é apresentado ao Superman, então a partir daí começa a preparação do psicológico do Batman, apresentando a raiva que dará origem a luta contra o Kryptoniano, até a união final dos dois.

Atores:

Ben Affleck: Olha, sinceramente eu fui um dos que torceu o nariz para a escolha do ator para o papel de Bruce Wayne, levei mais ou menos uns dois meses para me recuperar do choque e o tempo de sair a primeira foto dele como Batman para realmente aceita-lo como tal. E sinceramente, Ben arrebentou no papel, me arrisco sem medo nenhum a dizer que ele é disparado o melhor Batman já apresentado no cinema. Não só em relação a fidelidade, que diga-se de passagem, encontra um uniforme idêntico ao das hqs, mas também a sua interpretação muito em cima do que foi exigido dele. Duvidei, mas devia ter confiado naquele queixo imponente. A verdade é que esse é o Batman mais amargurado e psicótico de todos, a começar pelas expressões do ator e mais evidente e importante, na cena em que ele acerta o Superman com um vaso, sua cara de maluco está tão crível, que por um instante você teme pelo próprio personagem. Ainda há o que se acrescentar da forma física do ator que é de longe a melhor que ele já esteve e ainda assim ele consegue passar uma certa elegância quando usa suas roupas mais finas. “Ben Affleck, cuja escalação para o Homem-Morcego gerou barulho quando foi anunciada, recebeu o convite especialmente por causa do queixo e seu porte físico foi decisivo, de acordo com Deborah Snyder [também produtora] e Roven. ” Mais uma vez reitero, confiem no queixo.

Gal Gadot: A ladra do filme, mas sabe aquela ladra que não estraga o giro dos outros personagens? Quando ela entra em cena é com um solo de guitarra destruidor, quero dizer, me falaram na página da atriz que aquilo era um violoncelo elétrico, mas não sei não... A questão é que ela não tem muito tempo de tela, porem nos diálogos da Diana ela consegue mostrar toda a feminilidade e sedução, sem passar um ar meio vulgar ou falso, como eu vejo na Natasha lá da outra editora. E na hora da ação, bom, me desculpem defensores do girlpower, mas se compararmos as bifas que ela levou com as do Sups fica meio evidente que o diretor pegou meio leve com ela, mesmo assim foi emocionante ver a santa trindade reunida e quando ela deu aquele sorrisinho depois do golpe do Doomsday eu pirei demais. 

Amy Adams: Lois Lane foi a principal engrenagem que fez a trama de O Homem de Aço rodar, não seria de se estranhar que ela fosse ter um papel fundamental na trama dessa história também, ainda que a personagem se meta em problemas que acabam por castrar a aparição em fullpower do Superman, sua lógica como jornalista investigativa impulsiona o decorrer de alguns fatos e seu pensamento sempre acertivo, embora visto como absurdo por alguns tem sua linha de razão. Amy perdeu um pouco do brilho se comparada ao filme anterior sem perder o foco central da trama, mas nada mais natural com a aparição de tantos outros personagens.

Guardei os melhores para o final

Henry Cavill: Vejam amigos, esse é um escoteiro diferente daquele ao qual estamos acostumados, há nele um ar mais egoísta, onde põem mesmo a sua amada a cima da vida dos civis comuns caso precise escolher entre um e outro e mesmo assim o que vemos é um alienígena que tenta, na medida do possível fazer o que é melhor para a humanidade, sempre tentando ajudar. Henry, deixando o saudosismo de lado, já passou o Reeve no quesito Superman, ainda que o primeiro fosse melhor ator no geral, Cavill consegue transmitir tudo o que é pedido daquele personagem, como as angustias em ser o ser mais poderoso em todo o universo, até agora. A tristeza e por vezes a dor que somente ele consegue sentir e entender.

Jesse Alexander Eisenberg Luthor: Sim, deixei o melhor para o final, uma vez que esse foi o que mais gerou polemicas, o mais odiado para muitos e para mim o melhor vilão da DC no cinema, disparado, sinto muito adoradores do Coringa, esse Lex já ultrapassou ele faz tempo. Seu perfil extremamente sociopata, capaz de antecipar todas as situações e ter um plano reserva para cada medida indicam um perfil integralmente fiel as HQs, onde ele é disparado o homem mais inteligente do mundo, mais ainda do que o Batman.
Aqui eu vou colocar algumas fotos de uma conversa que eu tive com a Ale (EdA), fiquem à vontade para pontuar mais detalhes.




Cenas: Sim, vai ter muito Spoiler!

  • “Lex onipotente” By Pâm: Na verdade meus queridos vi muita gente abordar isso nas críticas ao personagem, porem Lex tem, canonicamente a maior inteligência da DC entre os humanos, infelizmente nem o Batman chega aos pés dele, agora, você acha mesmo que o cara mais inteligente do mundo não vai saber a identidade de um punhado de heróis, tão pouco estar na frente de todos eles?
  • Pâm, você gostou do crossfit do Batman? Mas reparou que o Superman também fez? Só que ao invés de puxar um pneu ele estava puxando um navio...
  • Sonho do Batman: símbolo de ômega, significa a chegada do maior vilão de todos, Darkseid. Esqueçam Thanos amigos, Darkseid não traz a escuridão, ele é a escuridão final e definitiva.
  • Ainda no sonho do morcego, vemos um Superman tirano, digamos que o Batman misturou os parademonios do próprio soberano de Apokolips com uma versão do Clark tirada de Injustice, gods Among Us, o que se liga imediatamente com a mensagem do Flash, uma vez que no jogo é a morte da Lois que causa tudo.
  • As aparições dos futuros integrantes da liga: sim aquele cubo do ciborgue é uma caixa materna. (Quer saber o que é uma caixa materna? Peça por favor)
  • Batman mata: Nas HQs na verdade o morcegão é conhecido por ser muito pior, escolhendo como vai ferir seus adversários e muitas vezes optando por deixá-los paraplégicos...
  • União dos heróis: Ficaram duvidas sobre a qualidade dessa junção, mas a realidade é que, quantos de vocês sabiam sobre a mãe dos dois ter o mesmo nome? O que aconteceu ali é que no instante do golpe final, o apelo do super ficou parecido com a ultima palavra do pai do Batman. Por um instante ele se viu como o assassino dos próprios pais, mas não é só isso, teorias a respeito é o que não faltam.
  • Por fim amigos, concluo que sim, essa é uma das melhores adaptações em conjunto com o Soldado Invernal, mas você precisa ir ao cinema com a mente aberta a uma pegada de heróis totalmente diferente.

Sei que faltou milhares de coisas, mas o que vocês quiserem saber, pontuar, discordar, comentem aí, estou aqui para isso.


Obs: Minhas duas cenas preferidas.
Batman enfia a mão no Superman, começa arrebentando ele, ate que o efeito da Kryptonita vai passando e o rosto do super para de virar com os golpes, a cara do morcego essa hora é demais.
A cena em que ele "volta a vida" com o sol e os olhos dele se iluminam coma visão de calor, sensacional.
Que venha a Liga!!!
OBS²: Venha aqui, se você tem alguma coisa contra esse Lex Luthor, me adicione no facebook, por favor, temos muito o que conversar, eu faço questão.

14 comentários:

  1. Ooooi LP!
    Juro que nossa conversa me fez ver o Lex diferente, não que eu goste dele. Não, ainda não gosto (queria um Lex Smallville sim), mas pelo menos consigo entender mais o personagem.
    Fico feliz em ter contribuído pelo menos com um pouco do seu post, devo dizer que eu adorei nossa discussão e te obrigo a falarmos sobre Guerra Civil, hein? Já que vai demorar para termos Liga da Justiça e Mulher Maravilha.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai ai LP
    suas postagens são maravilhosas
    adoro como voce tem uma todas as referencias possiveis do filme e tudo o mais
    adorei ler a sua conversa com a ale, em partes eu pensei como ela e em partes como voce em alguns ttrechinhos mas tb nao gostei muito apesar de concordar e entender porque o Lex é um personagem tao inteligente e poxa vida viu!!!
    ai essa parte do queixo do Ben Affleck, eu RI TANTO MAS TANTO QUE MEU DEUS hahahahahahaha
    confie no queixo onipotente
    SIMMM CROSSFIT COM NAVIO!
    eu lembro que perguntei pra minha mae se era um navio mesmo daqueeele tamanho enoooorme eno final era mesmo HAHAHA
    adorei
    Claro que nao é perfeito, mas eu achei muito superior as criticas que eu tinha ouvido e que nao fazem jus ao filme.. Será que os criticos tinham as referencias certas?
    Depois dessa fiquei com vontade de ir jogar Injustice - eu so comprei o jogo e não oguei e olha que é bem bonita a capa e os graficos, agora tenho um bom motivo e referencias para faze-lo
    nao queria que a Lou morresse, como faz????????????? ela vai morrer no filme??
    enfim....
    e a caixa materna??????????
    eu venho ler sua postagem e vc deixa a galera mais curiosa haahaha
    ai ai mas amei!!

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  3. Estou indignada por não ter sido mencionada nessa postagem! Hahahahaa
    Olha, vc sabe tooooda minha opinião sobre o filme. Não curti. Não que eu tenha achado péssimo, longe disso, mas é diferente assistir a um filme quando se tem conhecimento das HQs de assistir como mera mortal, que sabe o basicão.
    O Lex pra mim foi a maior decepção! Ok, ok, vc ja me explicou as nuances, mas eu estava esperando algo como o Lex de Smallville, que eu amava e tinha um supercrush! Sombrio, enigmático, ácido, calculista...não curti essa veia, digamos, cômica.
    Outra coisa que me incomodou e vc comentou na postagem foram os cortes do filme. Pra quem não sabe dos arcos fica difícil de acompanhar...
    Enfim, é essa minha humilde opinião!

    Beijooooooo
    - Tamires
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. E se eu disse que ainda não assisti esse filme, apanharei muito?!
    Eu nunca fui muito fã do universo DC, apesar de saber da importância desses personagens tão icônicos.
    Li diversas resenhas, sem medo de spoiler, quero assistir o filme em breve. Mas, sempre encontro a mesma críticas nas resenhas que encontro: Roteiro.
    Dizem que a mulher maravilha está maravilhosa e confesso que é ela que está me convencendo de assistir auihauihahaiuah

    ResponderExcluir
  5. Sua postagem foi uma das mais completas e bem embasadas sobre o filme. Gostei bastante. Da postagem, digo. Do filme, não gostei tanto assim. Achei o roteiro bom, apesar de certos problemas, como você bem mostrou. Porém, acredito que tivemos pouco tempo para o desenvolvimento de um enredo tão complexo e com tantas referências, o que culminou em falta de coesão em alguns momentos.
    Ademais, eu não gostei do motivo da união dos heróis. Claro que há diversas teorias, mas eu não gostei. E é questão de gosto mesmo, não tem critérios técnicos envolvidos.
    Ao menos vi o que tanto queria no cinema: Batman dar umas pancadas no Superman. ahahahaha


    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  6. Oi LP, tudo bem?
    Finalmente alguém que concordou comigo sobre a Lois! Pra mim ela teve papel primordial no enredo do Superman. Ela, inclusive, teve muito mais atitude do que ele. Achei o personagem insosso. O filme tem várias falhas de roteiro mesmo, e temo pela Liga da Justiça na mão desse diretor. Mas, apesar dos pesares, foi um bom filme de super-herói.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. LP
    vamos marcar a proxima liga da justiça dos blogs?
    ja comprei meu ingresso pro capitao america <33333333
    e semana que vem uhulll
    acho justo!
    MEU DEUS
    ja incorporou o lex na sua personalidade?
    COMO ASSIM HAHAHAHAHAHA
    viu mais uma vez?? eu vi no face que postou fotos e tal com os amigos super herois hehehehehehe
    JAHHAHA essa do queixo tombado pela unesco foi demais hein?
    ai meu Deussssssssssss
    verdade LP T.T
    jogarei em breve rsrs onde clica pra voltar pras ferias? kkkk

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  8. Estava demorando para ver Batman descer a mão no Superman. Confesso que não consigo gostar de Lex. Não vi o filme, mas não vejo a hora.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br - Top Comentarista com 2 livros para o vencedor. Participe!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lp!
    Caramba, você viu o filme 8 vezes? Hahahaha.
    Enfim, eu AMEI o filme, mesmo com furos e problemas de roteiro. Eu não achei confuso, sendo bem sincera, e achei o desenrolar da história muito bom.
    Gal Gadot está completamente maravilhosa mesmo. Mal posso esperar para ver seu filme solo e o próximo da Liga da Justiça.
    Eu também torci o nariz para o Ben Affleck, mas como já me surpreendi com ele outras vezes, deixei meu coração aberto para ele, haha.
    Mas o Henry Cavill, AH, HENRY CAVILL, SEU LINDO, eu amo ele no papel do Superman. Ele tem a força (e beleza!), mas a vulnerabilidade e tristeza que o papel exige.
    O Lex Luthor está incrível. Ótima escolha de elenco! Jesse <3
    E O QUE FOI AQUELE FINAL? Me chocou!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  10. LP... o que te dizer sem te magoar? hauahauhauahauha BA não fez um Batman bom.... o Batman fez do BA um ator excelente! hauahauhauhauha EU gostei muito do filme... muito pq eu estava esperando uma grande porcaria... tenho que dar meu braço a torcer... foi um bom filme... A MM realmente aparece para abrilhantar ainda mais a história...e por incrível que pareça foi o primeiro filme que não me fez odiar o Super homem... que mesmo sendo bem egocêntrico, tb se torna um personagem melhor perto do homem morcego (não me bate!) E devo dizer que até o LEX é um vilão melhor! hauahuahauhauha Na verdade gostei muito do que o Jesse fez com o personagem... sim eu adoro o coringa... mas confesso que a insanidade do Lex mexeu comigo! Na minha opinião ponto fraco para a Louis Lane que é tão sem graça quanto a Mary Jane... Pronto falei!
    Lp, não consegui abrir suas discussões...
    Muitas cenas boas, mas vou falar de uma que eu enlouqueci... o Flash dando spoiler no Batman... PIREI!!!! rsrsrsrs
    Bom... ~mal posso esperar pela liga da justiça...

    Bjinhos
    JuJu

    ResponderExcluir
  11. Oi LP,
    Achei bacana a ideia de vocês e melhor ainda, o filme não decepcionou vocês. Lembro que na semana da estreia a timeline das minhas redes sociais só tinha briga da galera querendo forçar quem não gostou, curtir kkkkkkk

    Gostei muito da sua análise, o lado ruim foi da Amy ser mal aproveitada. A única atriz que curto do elenco principal e o motivo pelo qual, talvez assistisse.

    Não tenho muito interesse nesse filme, mas como falei pra Alê, depois se passar na tv, acabe assistindo.

    tenha um ótimo final de semana. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Gostei do post, parabéns. Curti

    Da uma passada no meu blog, tá rolando um mega sorteio ;)

    http://www.vestigiodelivros.com.br/2016/05/sorteio-5-kits-de-livros-5-chances-de_1.html

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Post muito bom.
    Eu gostei bastante do roteiro, as imagens lançadas como quebra cabeças e tudo mais. Achei genial!
    Ben nasceu pra ser Bat!
    Não gosto muito do personagem Superman (diferentona haha) então não vou comentar sobre ele.
    Lex foi o melhor que já vi!
    Bj


    IG: @saymybook
    www.saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    ótimo post *0* Completo
    Confesso ter amado o filme até demais, mesmo que em alguns pontos achei que poderia ter sido melhor - Martha? shuahsauhasu
    Sobre o Lex... Bom, aqueles ataques bizarros dele é meio exagerado, mas o personagem em um todo pegou bem a vibe de vilões que estão fazendo sucesso ultimamente.
    Bjs
    http://www.screepeer.com.br/

    ResponderExcluir

LJB: Liga da Justiça

Isso é o que nós sabemos. O mundo tornou-se mais sombrio. E, enquanto temos motivos para temer, temos a força para não fazê-lo. Há heróis...